Em uma época na qual passamos de renderizações hiper-realistas para modelos digitais e o reino do metaverso, os modelos arquitetônicos físicos quase se tornaram uma coisa do passado. No entanto, seja para mostrar o projeto final ou como uma ferramenta para explorar diferentes soluções para o mesmo problema durante a fase de criação, alguns arquitetos ainda consideram os modelos físicos como parte de seu processo de projeto.
Com o final de 2022 chegando, decidimos rever todas as maquetes arquitetônicas dos projetos publicados este ano no ArchDaily. A seleção a seguir, separada por maquetes em corte, maquetes abstratas, maquetes detalhadas, maquetes interativas e maquetes que usam materiais não convencionais, lista os melhores modelos físicos deste ano na nossa comunidade.
Maquetes em Corte
Por não serem totalmente fechados em todos os lados, esses modelos em corte nos dão uma prévia do desenho interior e exterior do edifício.
Café Teri / NAMELESS Architecture
Restaurante Prime Seafood Palace / Omar Gandhi Architect
Estação Paddington Elizabeth / Weston Williamson + Partners
Galpão Ladan / Johan Sundberg Arkitektur
Maquetes Interativas
Os modelos físicos podem servir como uma ferramenta para explicar como um edifício é projetado, como ele funciona ou seus materiais. A seleção a seguir vai um pouco mais além, adicionando a possibilidade de interação e exploração.
Instalação Scale Less / Colab-19 + MoBo
Instalação Arquitectura Invisible / Alsar Atelier + Henry Guadrón
Maquetes que usam materiais não convencionais
Existem muitas opções quando se trata da escolha de materiais para modelos arquitetônicos. Os materiais escolhidos podem dizer muito sobre a intenção do arquiteto em relação a materialidade ou ambiência da edificação.
Escola Primária 333 Kingsland Road & Hackney / Henley Halebrown Architects
Restaurante Courtyard in Our Village / Estúdio Someone
Centro de Arte Zibo OCT / Studio Zhu-Pei
Maquetes Abstratas
Às vezes, menos é mais, de fato. Maquetes abstratas reduzem a arquitetura ao básico que compõe o edifício, mostrando apenas o que é mais importante. Ou seja, a forma, sua relação com o contexto ou sua relação com a escala humana.
Casa N290 NIU / Fran Silvestre Arquitectos
Estação de Bicicletas em Bergamo / Studio Capitanio Architetti
Centro de Informação Turística San Ignacio / ENNE Arquitectura
Casa Piera / Fran Silvestre Arquitectos
Maquetes Detalhadas
Outras vezes, dependendo do projeto, modelos abstratos não são o melhor caminho a seguir, exigindo um pouco mais de detalhes. Essas maquetes mais complexas mostram todas as pequenas peças que compõem o projeto.
Ponte de Madeira no Resort Gulou Waterfront / LUO studio
Fábrica Yongchun Qiaoxinhong / LEL DESIGN STUDIO
Instalação Lieu des Savoirs / Veronique Descharrieres + Sophie Berthelier
Museu do Alumínio Moderno da Tailândia / HAS design e pesquisa
Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Resumo do ano. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.